Pratique a gratidão!

Sabemos que devemos ser agradecidos pelo que temos, mas isso nem sempre acontece na prática.

Praticar gratidão é a melhor estratégia para alcançar a felicidade plena. Para muitas pessoas a expressão da gratidão significa dar o devido valor às coisas, de forma sincera e profunda. Significa focar no agora, reconhecendo todas as conquistas que você já teve, para receber ainda mais.

“Por que a todo o que tem (gratidão), dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem (gratidão), até aquilo que tem, ser-lhe-á tirado.”

Matheus.

Lindo não?!

Olhe para dentro de si, olhe com carinho para tudo que tem e faça afirmações positivas como, “sou grata pela minha família”, “eu amo meu trabalho”, “eu tive as melhores férias”, “eu me sinto incrível hoje”, “eu tive uma noite excepcional”, “que sol lindo que saiu hoje”, “obrigada pelas pessoas maravilhosas que estão ao meu redor”, e você sinceramente sentir a gratidão, a lei da atração diz que você deve atrair mais dessas coisas para sua vida.

Quanto mais gratidão sentir, mais motivos para agradecer você terá, é como se fosse um imã que atraísse coisas boas. É a lei do universo!

Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com detalhes do cotidiano, pois elas conseguem focar nos acontecimentos positivos do seu dia. Quando você deixa de condicionar sua felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo. Isso se chama felicidade genuína, quando não se precisa de um evento específico para se sentir feliz.

 

Se ainda não lhe convenci, então vamos falar da gratidão para a neurociência.

Gratidão para a neurociência:

A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.

 

Como praticar a gratidão?

Existem algumas formas para praticar, não há certo ou errado, veja o que você se sente mais a vontade e pratique:

  1. Faça uma lista de coisas pelas quais você é grato na sua vida. Escreva por que você é grato por cada uma delas. Leia a lista diariamente e agradeça com profundo sentimento ao final de cada uma delas.
  2. Ocasionalmente, pare alguns minutos para refletir tudo o que recebeu sem que precisasse gastar nenhum dinheiro. Agradeça cada lembrança.
  3. Agradeça cada situação aparentemente desfavorável que ocorrer durante o seu dia. Imagine que certamente essa situação ocorreu por dois motivos:
    • para lhe proteger de algo pior;
    • para lhe ensinar algo que você levará por toda sua vida.
  4. Crie uma rotina para agradecer, é legal fazer isso logo ao acordar, agradecer por estar VIVO E COM SAÚDE!Você vai acordar muito mais disposto.
  5. Tenha algum contato com algo da natureza. Seja apreciar uma árvore, andar descalço no mato, ir à praia, cachoeira, enfim. Estar em contato com a natureza nos da gratidão.
  6. Agradeça o que você já conquistou: emprego, carro, casa, bicicleta, viagens…
  7. Por último e não menos importante, diariamente, antes de dormir, escreva em um diário, pelo menos 5 sucessos seus. Pode ser uma compra, um negócio, um aprendizado, um amigo que encontrou, o salário que recebeu hoje, enfim, qualquer coisa. Agradeça por cada um deles sincera e profundamente.

Tudo o que você agradece, volta na mesma intensidade. E tudo o que não agradece, pela lei Universal da Gratidão, você poderá perder.

Esse assunto é ótimo, vamos falar sobre mais motivos para ser grato:

  • Pessoas constantemente agradecidas são mais energéticos, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias.
  • Gratidão incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade.
  • Também inibe a comparações negativas com os outros e empurra para fora e substitui as emoções negativas.
  • Quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles.
  • Pessoas gratas se sentem mais saudáveis fisicamente e gastam mais tempo se exercitando.

Agora que você leu a importância de ser grato, comece a colocar em prática para que você tenha uma vida mais abundante e feliz!

O segredo da Felicidade

Olá.

Não é maravilhoso quando a gente se sente plenamente feliz? Sabe aquele momento que estamos simplesmente mais sorridentes, e não falo dos momentos em que acabamos de receber uma boa notícia e sim quando acordamos sentindo uma vibração maior. Há dias em que estamos tão em êxtase que conseguimos enxergar como a vida é maravilhosa, todos temos esses momentos, mas, claro, que eles não duram para sempre. Há os picos de êxtase e os picos em que ficamos com uma energia mais baixa, surge uma insegurança, ansiedade e as vezes nem sabemos o motivo.

Isso acontece pela forma como você enxerga a vida e a forma como você lida com os acontecimentos do seu dia a dia.

E tudo isso é bastante normal, porém é possível usarmos formas para que sua vibração fique mais em alta, mais em êxtase.

Vou apresentar algumas dicas e tenho certeza que a maioria você já vai conhecer, porém, talvez nunca tenha praticado.

Somos responsáveis por criar a nossa realidade. Temos o livre arbítrio, e com ele a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um. Se você não está feliz com a vida que anda levando, não culpe ninguém pela sua infelicidade, pois somente você é capaz de mudar o seu mundo.

Resumindo: Ninguém é vitima do destino e você é o único responsável pela vida que leva.

Para realizar as dicas que darei a seguir, basta reservar um tempo pequeno, faça uma rotina, escolhendo um horário para a prática.

Gratidão

Sempre ouvimos dizer que a gratidão tem poder, certo? Mas você a pratica?

Muito se fala nisso, mas quem não pratica não entende o poder que tem em nossas vidas.

Quando você deixa de olhar para o que lhe falta e começa a agradecer pelo que tem, vai ver que há muito mais a agradecer do que reclamar. A gratidão atrai coisas boas, atrai energias boas para si.

Isso significa agradecer pelas coisas que temos, por acordar, pela nossa cama, pelo sol gostoso que saiu, pela nossa família, pelo nosso trabalho. É olhar com carinho para tudo que temos.

Faça um ritual de agradecimento, agradeça sempre pela manhã ou sempre antes de dormir, ou escreva em um diário, tem aplicativos para isso (certamente irei dar mais dicas sobre gratidão).

É normal, no inicio, fazer essa pratica maneira consciente e depois verás que sua vida fica mais leve (é real!) e então isso se tornará parte da sua rotina de forma natural.

Positividade:

Você sabe ver o lado bom das coisas, apesar das circunstâncias desfavoráveis?

Acredita que tudo vai dar certo no final e, se não deu, encara que é porque o fim ainda não chegou, ou então enxerga como uma experiência de vida?

Se você respondeu sim a essas perguntas então, parabéns, você é um otimista!

E essa é uma característica pessoal que pode ajudá-lo a alcançar sucesso em sua vida pessoa e profissional.

Ser positivo consigo mesmo, em cenários bons ou ruins, pode ajudar a enfrentar crises e situações complicadas.

Da mesma forma que eu falei sobre a gratidão, seja positivo mesmo que de forma consciente e depois isso se tornará natural em sua vida.

Vivenciar emoções positivas faz bem a sua saúde mental.

Relacionamentos:

“Você é a média das pessoas que mais convive”

De uma forma ou de outra, somos seres influenciados e essas influencias estão presentes em nossas vidas, mesmo sem percebermos.

E não há nada de errado nisso. É absolutamente natural. Mas precisamos prestar atenção em nossas companhias mais constantes.

Depois faça uma reflexão sobre seus conceitos, opiniões, receios, etc.

Em tese, cercar-se de pessoas saudáveis, inteligentes e interessantes provavelmente o tornará como eles. E o oposto também é válido.

Somos seres sociais, precisamos nos relacionar, porém, escolha bem as pessoas que você rodeia. Fique em torno de pessoas que te influencia a ser melhor, que te motive, que te desafie a ir alem. As pessoas com quem você convive tem ligação direta no seu dia a dia.

Propósito

Você sabe qual é o seu propósito? Sabe dizer agora claramente qual é?

Se você não soube responder de imediato, não tem problema, mas conserte isso agora mesmo, pare e pense em qual é o significado da sua vida. Para descobrir seu propósito vai depender muito do seu autoconhecimento, olhe para dentro de si e procure o seu.

Tenha propósitos de curto e longo prazo.

Pessoas que conseguem alcançar um determinado objetivo sempre tem um propósito, pois elas têm definido o porquê de se esforçarem, e qual a importância que essa mudança terá em sua vida. O propósito funciona como uma direção, como uma motivação para seguir tal jornada, que nem sempre é fácil, mas faz parte do trajeto até a conquista. Aliás, é importante apreciar o trajeto todo, as partes boas e as ruins.

 

Alimentação saudável

Não tinha como eu não falar sobre alimentação, ela que nos fornece a energia para vivermos, ela é tudo em nossa vida.

Tenha hábitos alimentares saudáveis, pois a alimentação interfere no seu bem estar. Ela afeta sua mente, melhora sua disposição, energia, funcionamento do seu organismo, consequentemente melhora seu corpo físico, que consequentemente eleva sua auto estima, enfim, uma coisa vai levando a outra. Isso interfere muito no seu bem estar. Coloque sua saúde como prioridade na sua vida, foque numa boa alimentação. Isso interfere muito no seu bem estar.