A importâncias das gorduras boas

GORDURAS BOAS: SAIBA A IMPORTÂNCIA DESSES NUTRIENTES E POR QUE ELES DEVEM FAZER PARTE DO NOSSO DIA A DIA

 

 

 

 

 

 

 

 

Por muitos anos a gordura era inimiga do emagrecimento. Quando se falava em dieta, logo já vinha o corte de gorduras no dia a dia não é mesmo?!

Hoje em dia já existem dietas que pregam o consumo de gorduras, como a dieta cetogênica, a dieta low carb, por exemplo, e usam a gordura como fonte de energia, ao invés do carboidrato.

Mas, vamos deixar claro que estamos falando de gorduras boas, aquelas que a mãe natureza criou, como: oleaginosas, abacate, óleo de coco, azeite de oliva, manteiga e etc. Claro que a batata frita, hambúrgueres, pizza, contribuem sim para o aumento de peso e podem prejudicar sua saúde, pois são alimentos pobres em densidade nutricional.

Mas falando de gorduras boas, há estudos que apontam que na prática, quando consumidos de forma correta e com moderação, esses nutrientes melhoram o metabolismo além de previr algumas doenças.

Melhores gorduras:

Ácidos graxos são substâncias orgânicas de origem vegetal ou animal.  São classificados como monoinsaturados, poli-insaturados e saturados.

Os ácidos graxos poli-insaturados (principais fontes de ômega 3) podem ser encontrados, principalmente, em óleo de peixes, peixes de água profunda e fria como salmão, marisco, truta, sardinha, cavalinha, bacalhau e arenque.  Também encontramos como fonte vegetal nas nozes, na semente de linhaça e óleo de linhaça.

Já o ômega 6 encontramos em óleos vegetais como de girassol, de milho, de canola, de soja e de peixes. Também encontramos na amêndoa, castanha, semente de abóbora, carnes vermelhas e de aves.

Os ácidos graxos trás muitos benefícios, segue alguns exemplos: Ajuda na coagulação do sangue; Protege o coração e as artérias; Fortalece o sistema imunológico; Atua como tratamento para a pele; Ajuda no tratamento para a depressão; Auxilia nas doenças inflamatórias; Diminui o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol ruim, triglicerídeos; Diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas; Ajuda no tratamento e prevenção de certos tipos de câncer.

Ômega 9

O ômega 9 é um acido graxo monoinsaturado que pode ser produzido pelo organismo. Encontrados no azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), no abacate, óleo de coco, óleo de avelã e óleo de gergelim.

O Ômega 9 possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, protege o sistema cardiovascular, ajuda na redução do colesterol e da aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ajuda a proteger certos tipos de câncer.

GORDURA NA DIETA?

O corpo precisa de três macronutrientes para energia: carboidratos (possui 4 kcal/g), proteínas ( possui 4 kcal/g) e gorduras (possui 9 kcal/g). O corpo requer energia para manter o metabolismo funcionando adequadamente, e um estudo de 2007, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que o consumo de ácidos graxos pode impulsionar a saúde metabólica.

Se a pessoa não está devidamente nutrida, com uma dieta equilibrada em nutrientes, ele possívelmtene terá um desequilíbrio hormonal e assim debilitar suas saúde. Desa forma, tbm será prejudicado se tiver objetivo de perda de peso, ou pior, o corpo pode acabar usando os músculos como principal fonte de energia, ao invés da gordura. Para evitar que isso ocorra é preciso balancear o cardápio e incluir esses nutrientes que podem ser grandes aliados da saúde. Confira os principais benefícios e os melhores alimentos para fazer o aporte:

Acelera o metabolismo: As adipocinas são hormônios liberados especificamente de suas células de gordura, verdadeiro queimador de gordura que trabalha para aumentar seu metabolismo e aumentar a taxa em que as gorduras são quebradas, reduzindo seu apetite. Dietas com baixo teor de gordura levam a níveis mais baixos de adiponectina.

Ação antioxidante: A vitamina E, presente nos ácidos graxos, é um nutriente conhecido por sua ação antioxidante. Ela é capaz de combater processos inflamatórios causados pelos radicais livres, substâncias que provocam danos às células saudáveis do corpo. Tal propriedade também auxilia contra o envelhecimento precoce, promovendo a manutenção da elasticidade da pele e a preservação do vigor do organismo.

Maior controle do apetite: A gordura trás um ótima sensação saciante. Porque retarda o esvaziamento gástrico, as gorduras exigem um esforço maior  do organismo em sua digestão, o que prolonga a sensação de saciedade. Seu consumo moderado estimula a liberação da leptina, hormônio da saciedade. Além disso, o ômega 9 ajuda a diminuir a liberação de cortisol, hormônio do stress que está associado ao aumento da fome.

Facilita o aporte de nutrientes: Uma dieta moderada em gorduras boas é altamente benéfica ao estado nutricional, pois, determinados nutrientes, especialmente as vitaminas lipossolúveis: A, D E, e K, são solúveis apenas em gordura, ou seja, para que o organismo seja capaz de absorvê-las é preciso que o aporte de lipídeos através da alimentação esteja em dia.

Consuma com moderação:

Agora sabemos que a gordura tras inúmeros benefícios a saúde e também ao físico, mas é importante termos um certo controle do quanto estamos consumindo para não ultrapassarmos as doses diárias, afinal, gorduras são altamente calóricas. É sempre bom lembrar que cada corpo é diferente, e que as características metabólicas de cada pessoa necessitam de abordagens e dietas também diferentes. Por isso, sempre que for mudar o seu plano alimentar, só o faça com acompanhamento um especialista, pois cada pessoa tem uma necessidade nutricional especifica e a dieta deve se adequar a essas necessidades.

É preciso pensar na dieta como um todo e adotar um cardápio equilibrado em nutrientes para o melhor funcionamento do seu corpo.

Meu objetivo é trazer informações para que possa compreender cada abordagem, e assim, junto de profissionais, consiga escolher aquela dieta que melhor se adapte ao seu estilo de vida.