Por que o álcool atrapalha seus ganhos de Massa Muscular?

Por que o álcool atrapalha seus ganhos de Massa Muscular e dicas para minimizar seus efeitos.

É fato que o álcool atrapalha quem quer ter um corpo sarado. De forma geral, há muitas razões para isso e vou citar algumas das razões para que você fique ciente do quanto ele pode te prejudicar na redução ganhos de massa muscular, além do acúmulo de gordura.

Vamos La…

1. Afeta a síntese de proteína

As proteínas possuem importância fundamental para o nosso organismo. No processo de síntese de proteína, ocorre a união de aminoácidos para que se formem proteínas “completas”, e ao consumir álcool esse processo se torna mais lento em 30%.

As proteínas são responsáveis pela estrutura do nosso tecido, por contrações musculares, pelos hormônios, entre outros. Então já da para ter uma noção do quanto ela prejudica nos ganhos de músculo.

2. Reduz os níveis de testosterona

Principal hormônio andrógeno e anabólico, a testosterona é produzida naturalmente nos homens e mulheres (Claro, em quantidade muito maior nos homens).

Considerado o hormônio mais importante para o ganho de massa muscular, por meio de reações bioquímicas, a testosterona, pode estimular o aumento da força física e reduzir o índice de gordura no corpo

3. Causa desidratação

O consumo de bebidas alcoólicas podem causar desidratação por estimular a diurese (necessidade de urinar), o nosso músculo é composto de aproximadamente 76% de água. Daí a importância da água no ganho de massa muscular.

A hidratação adequada aumenta o volume de sangue circulante. Este benefício maximiza a entrega de nutrientes para recuperar os músculos. Por sua vez o consumo de bebidas alcoólicas pode interferir na absorção de nutrientes importantes para o aumento de massa muscular.

4. Aumenta o armazenamento de gordura

Alem de o álcool ser calórico, perdendo apenas para o macro gordura que possui 9 calorias por grama, o álcool possui 7 calorias por grama, ele também atrapalha o processo de queima de gordura natural.

5. Aumenta o cortisol

Considerado o hormônio do stress, o cortisol aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia.

Mas claro que é importante manter sua vida social, e o álcool está presente nos happy hours, eventos da empresa, e etc.

Abaixo vai algumas dicas para diminuir um pouco do efeito do álcool:

– Sabendo que você vai sair para beber, ingira mais proteínas.

– Evite o consumo do álcool associado a alimentos calóricos, como carboidratos simples, frituras e etc.

– beba bastante água durante.

Importante lembrar que o eventos sociais estão associados também ao consumo de alimentos muito calóricos, deve-se prestar atenção nisso.

Se divertir é muito benéfico para saúde, meu conselho é que preste atenção na quantidade que você faz esses eventos, pois se ele acontecer todas as semanas e  você consumir quantidades grande de álcool, irá prejudicar muito nos seus ganhos relacionados ao físico.

O equilíbrio é fundamental e a ingestão de álcool deve ser feita com muito cuidado e sensatez!

 

É importante se divertir na vida, mas muita diversão pode levar a problemas. Se você é sério sobre a obtenção de resultados significativos no crescimento de massa muscular, você definitivamente precisa monitorar o consumo de álcool e se certificar que você está consumindo com moderação. Algumas bebidas daqui e dali, não devem ser um problema, mas se você se vê bebendo todo fim de semana, você pode dar adeus a seus ganhos musculares.