Pratique a gratidão!

Sabemos que devemos ser agradecidos pelo que temos, mas isso nem sempre acontece na prática.

Praticar gratidão é a melhor estratégia para alcançar a felicidade plena. Para muitas pessoas a expressão da gratidão significa dar o devido valor às coisas, de forma sincera e profunda. Significa focar no agora, reconhecendo todas as conquistas que você já teve, para receber ainda mais.

“Por que a todo o que tem (gratidão), dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem (gratidão), até aquilo que tem, ser-lhe-á tirado.”

Matheus.

Lindo não?!

Olhe para dentro de si, olhe com carinho para tudo que tem e faça afirmações positivas como, “sou grata pela minha família”, “eu amo meu trabalho”, “eu tive as melhores férias”, “eu me sinto incrível hoje”, “eu tive uma noite excepcional”, “que sol lindo que saiu hoje”, “obrigada pelas pessoas maravilhosas que estão ao meu redor”, e você sinceramente sentir a gratidão, a lei da atração diz que você deve atrair mais dessas coisas para sua vida.

Quanto mais gratidão sentir, mais motivos para agradecer você terá, é como se fosse um imã que atraísse coisas boas. É a lei do universo!

Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com detalhes do cotidiano, pois elas conseguem focar nos acontecimentos positivos do seu dia. Quando você deixa de condicionar sua felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo. Isso se chama felicidade genuína, quando não se precisa de um evento específico para se sentir feliz.

 

Se ainda não lhe convenci, então vamos falar da gratidão para a neurociência.

Gratidão para a neurociência:

A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.

 

Como praticar a gratidão?

Existem algumas formas para praticar, não há certo ou errado, veja o que você se sente mais a vontade e pratique:

  1. Faça uma lista de coisas pelas quais você é grato na sua vida. Escreva por que você é grato por cada uma delas. Leia a lista diariamente e agradeça com profundo sentimento ao final de cada uma delas.
  2. Ocasionalmente, pare alguns minutos para refletir tudo o que recebeu sem que precisasse gastar nenhum dinheiro. Agradeça cada lembrança.
  3. Agradeça cada situação aparentemente desfavorável que ocorrer durante o seu dia. Imagine que certamente essa situação ocorreu por dois motivos:
    • para lhe proteger de algo pior;
    • para lhe ensinar algo que você levará por toda sua vida.
  4. Crie uma rotina para agradecer, é legal fazer isso logo ao acordar, agradecer por estar VIVO E COM SAÚDE!Você vai acordar muito mais disposto.
  5. Tenha algum contato com algo da natureza. Seja apreciar uma árvore, andar descalço no mato, ir à praia, cachoeira, enfim. Estar em contato com a natureza nos da gratidão.
  6. Agradeça o que você já conquistou: emprego, carro, casa, bicicleta, viagens…
  7. Por último e não menos importante, diariamente, antes de dormir, escreva em um diário, pelo menos 5 sucessos seus. Pode ser uma compra, um negócio, um aprendizado, um amigo que encontrou, o salário que recebeu hoje, enfim, qualquer coisa. Agradeça por cada um deles sincera e profundamente.

Tudo o que você agradece, volta na mesma intensidade. E tudo o que não agradece, pela lei Universal da Gratidão, você poderá perder.

Esse assunto é ótimo, vamos falar sobre mais motivos para ser grato:

  • Pessoas constantemente agradecidas são mais energéticos, emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias.
  • Gratidão incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade.
  • Também inibe a comparações negativas com os outros e empurra para fora e substitui as emoções negativas.
  • Quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles.
  • Pessoas gratas se sentem mais saudáveis fisicamente e gastam mais tempo se exercitando.

Agora que você leu a importância de ser grato, comece a colocar em prática para que você tenha uma vida mais abundante e feliz!