O que é comida de verdade e quais são seus benefícios?

“Comida de verdade” são os alimentos provenientes da natureza, in natura., que podem ser encontrados na feira, ou na Parte de produtos frescos no supermercado, por exemplo.

Comida de verdade inclui: ovos, carne, castanhas, óleos naturais, verduras e etc.

Alimentos de origem animal e vegetal, inteiros, e não-processados são repletos de vitaminas e minerais que são ótimos para a saúde. São alimentos com densidade nutricional e isso é muito importante saber.

Os outros alimentos são aqueles criados pela indústria, são alimentos processados, pois passam por inúmeros processos industriais e recebem aditivos químicos até chegarem a nossa mesa: exemplos: óleos vegetais, farináceos, açucares refinados, entre milhares de opções.

Embora os alimentos processados sejam convenientes e práticos, eles tem alguns fatores negativos, pois: são repletos de calorias, são pobres em micronutrientes, aumentam o risco de muitas doenças, e podem diminuir a taxa de emagrecimento de diversas maneiras.

Uma alimentação muito rica em alimentos processados pode ter um efeito maior no ganho de peso, independentemente das calorias ingeridas, além de ser um fator de risco de obesidade.

Nas últimas décadas, houve um aumento na quantidade de casos de obesidade, câncer, entre outras doenças, sem nenhum precedente na história. E não é nenhuma coincidência que isso tenha ocorrido aproximadamente ao mesmo tempo que comidas altamente processadas se tornaram mais disponíveis.

Com o passar dos anos perdemos a conexão com os alimentos de verdade, a rotina corrida do nosso dia a dia faz com que busquemos praticidade em todas áreas de nossas vidas. E com isso fomos trocando alimentos de verdade por industrializados.

Além disso, temos o forte marketing da indústria que lança produtos atrativos de acordo com a demanda da sociedade, por exemplo, os famosos produtos ligths, ou Zero adição de açúcar, ou 0% gordura. Porém grande parte desses produtos não são saudáveis mesmo contendo esses rótulos. E daí vem a importância de aprender a ler os ingredientes da embalagem, a grosso modo, quanto mais nomes estranhos tiver, mais longe está de ser um produto saudável.

Independente do seu objetivo, se alimentar corretamente será benéfico. Comer mais comida de verdade e menos industrializados vai regularizar nosso metabolismo e nosso sistema hormonal.

Nosso corpo não foi feito para lidar com industrializados, não trabalhamos direito com isso e daí vem todos os problemas que estamos enfrentando na saúde.

Uma alimentação com comida de verdade vai te ajudar a perder peso e manter todos os benefícios a longo prazo.

Então resumindo: Muito mais importante do que focar na quantidade do que comemos, devemos prestar atenção na qualidade do que comemos.

Coloque sua saúde como prioridade em sua vida. Se alimentar melhor te proporcionará sua melhor versão.

Trate seu corpo com carinho, pois é nele que você viverá a sua vida inteira.