Qual a melhor dieta para emagrecer?

Conheça a “dieta” que fará você emagrecer de verdade e para sempre.

Primeiramente, a nutrição não é uma ciência exata, é biologia. Significa que cada pessoa responde diferentemente a alimentos e “dietas” em função do seu metabolismo, cada organismo funciona de uma maneira.

Um plano alimentar (dieta) que funcionou muito bem para fulana, pode não ser nada boa para você.

É uma enorme besteira ficarmos com essas imagens de sucesso de pessoas que perderam peso de forma tão fácil, com dietas restritivas e loucas.

É importante entender que, seguir uma dieta muito radical, muito restrita, pode ajudar você a perder peso rapidamente naquele primeiro período sim, mas isso não passa de uma ilusão, pois esse tipo de dieta é difícil de manter, fazendo com que você caia em compulsão alimentar após certo período, tenha dias péssimos ou simplesmente volte a rotina de antes e ganha os quilos perdidos novamente.

Pensa nessa situação:

Você faz uma dieta e emagrece, mas depois de certo tempo não consegue manter a mesma disciplina e então ganha os quilos que havia perdido, e as vezes ganha até mais.

Depois você se planeja e volta a fazer a mesma dieta que funcionou antes, mas dessa vez ela não teve os mesmos resultados, não é?

Isso acontece porque nosso corpo tem memória e ele não vai permitir que você perca peso igualmente, afinal, ele entende isso como perigo, é um mecanismo de defesa.

Por isso as tentativas para emagrecer vão ficando cada vez mais difíceis, e nessas tentativas o corpo pode até engordar mais do que antes, ele pode entrar em estado de armazenamento de gordura caso se sinta em perigo.

E ai, quando não se tem os resultados esperados vem aquela sensação de fracasso, baixa auto estima, culpa, e tudo isso porque existe muita informação que é fácil emagrecer rapidamente, então por que eu não consigo?!

A melhor maneira de emagrecer de verdade, constantemente, é primeiramente fazendo as pazes com os alimentos. A autora Sophie do livro O peso das dietas da 3 dicas (que eu concordo muito) para emagrecer:

  1. Diga não as dietas
  2. Coma comida de verdade
  3. Cozinhe

Tudo é uma questão de hábito, se você seguir esses 3 passos, mega simples, verá diferença em seu corpo rapidamente e de forma constante. Então melhore seus hábitos aos poucos, se planeje para isso que não tem erro.

Só dando mais uma ênfase: Dietas restritivas estressam seu corpo e sua mente. Não faça isso com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *